Posicionamento de Marca: Como se destacar da concorrência

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O QUE NINGUÉM TE CONTA SOBRE POSICIONAMENTO DE MARCA

Posicionar uma marca não é sobre parecer “diferente” ou “melhor” do que a concorrência, é sobre ser inevitável na mente do seu público. Enquanto a maioria das empresas disputa por atenção, as marcas que dominam o mercado fazem algo mais profundo: elas moldam percepções.

Este artigo vai te mostrar como posicionar sua marca de forma coerente, autêntica e memorável. Se você está cansado de clichês e quer um posicionamento que realmente funcione, continue lendo.

1. POSICIONAMENTO NÃO É SOBRE VOCÊ. É SOBRE A MENTE DO CLIENTE.

A grande ilusão do branding é achar que posicionamento é sobre a marca. Mas a verdade é que ele acontece na cabeça do consumidor, não na sua empresa.

O que as pessoas pensam e sentem ao ver sua marca é o que define o seu posicionamento. Não o que você diz.

Isso significa que não adianta apenas criar uma identidade visual bonita ou uma missão bem escrita, se a percepção não for clara, sua marca não se fixa.

O QUE FAZER:

  • Descubra o que sua audiência realmente pensa sobre sua marca. Pergunte, investigue, analise.
  • Encontre uma única grande ideia que define vocês e garanta que tudo ao redor da sua marca reforça essa ideia.
  • Remova ruídos. Qualquer coisa que confunda a percepção da sua marca deve ser eliminada.

2. DIFERENCIAR-SE É ESCOLHER QUEM VOCÊ NÃO É

Muitas empresas querem ser tudo para todos. Isso é o caminho mais rápido para a irrelevância. Marcas fortes têm clareza de quem não são.

Se você quer agradar a todos, acabará sendo ignorado por muitos.

O QUE FAZER:

  • Defina seus antônimos. O que sua marca definitivamente não é? Essa clareza cria conexões mais fortes.
  • Assuma um posicionamento ousado. Marcas que têm uma opinião são mais lembradas.
  • Construa sua identidade em cima de verdades inegociáveis. As pessoas respeitam marcas autênticas.

Veja estudos sobre diferenciação de marca no site da Nielsen.

3. O SEGREDO DAS MARCAS MEMORÁVEIS: SIMPLICIDADE RADICAL

A maioria das marcas falha no posicionamento porque complicam demais. O cérebro humano é programado para lembrar de ideias simples.

Quanto mais fácil for entender o que sua marca representa, mais forte será seu posicionamento.

O QUE FAZER:

  • Resuma sua marca em uma única frase. Se você não consegue, seu cliente também não conseguirá.
  • Use analogias. Marcas memoráveis são aquelas que se conectam a algo já conhecido.
  • Elimine palavras vazias. “Excelência”, “inovação”, “qualidade”? Todo mundo diz isso. Seja específico.

4. A DIFERENÇA ENTRE PROMESSA E ENTREGA

Prometer é fácil. Cumprir é raro. Seu posicionamento não é definido pelo que você diz, mas pelo que você entrega consistentemente.

Branding não é sobre convencer. É sobre provar.

O QUE FAZER:

  • Garanta que cada ponto de contato reforça seu posicionamento. Da identidade visual ao atendimento, tudo deve ser coerente.
  • Evite dissonância cognitiva. Se sua comunicação diz uma coisa e sua experiência de marca diz outra, você perde credibilidade.
  • Construa branding através da repetição. As marcas mais fortes são as mais consistentes.

Confira um estudo sobre consistência de marca no Google Think.

Veja mais sobre o que é branding e por que a sua marca precisa dele: Clique aqui

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